Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica estuda o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano. Entre os objetivos principais de uma avaliação neuropsicológica, destacam-se: (a) oferecer uma descrição clara e coerente sobre o impacto da disfunção cerebral (cognição, emoções, personalidade, relacionamentos interpessoais, funcionamento vocacional, potencial educacional, possibilidade para desfrutar a vida); (b) realizar um diagnóstico diferencial; (c) planejar o tratamento; (d) auxiliar no prognóstico e na reabilitação dos déficits.
Pelo uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como inteligência, atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.
É bastante utilizada em casos de dificuldade de concentração, depressão, baixa autoestima, dificuldades de socialização, bullying, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, demências como Alzheimer e em jovens com dificuldade de aprendizagem. A avaliação neuropsicológica também pode ser utilizada para fins legais de documentação relacionados ao déficit das funções cerebrais.